sexta-feira, 25 de março de 2011

Impressões Oficina Cobertura Colaborativa - Grito Rock São Carlos

Até aqui, não havia nada mais formal para a oficina. Ela sempre acontecia num ambiente mais de bate papo, exibia alguns vídeos, mostrava o funcionamento e fluia. Os encontros das coberturas rolavam em forma de reunião, não tinham o caráter de oficina mesmo. Foi assim no Demo Sul, no Canja 2010, na SEDA.

Macondo Circus 2009 - vídeo e cobertura referências usados nas oficinas 

Durante essa semana, porém, construí uma breve apresentação em tópicos que me auxiliariam na demonstração e explicitação do conteúdo. Ela foi montada pensando em 3 pilares: panorama histórico de cobertura colaborativa no Brasil, dicas de como se comunicar e divulgar o trabalho na web e a organização em si da cobertura.

Hoje, umas oito pessoas participaram, vários já eram próximos ao Massa Coletiva - realizador do Grito Rock em São Carlos, Ponto de Cultura e Ponto Fora do Eixo. A oficina rolou legal, com desenvoltura e várias perguntas surgiram.

Como podem notar na apresentação linkada acima, comecei falando da popularização da internet, dos blogs, do compartilhamento de conteúdo, das redes sociais e do advento da cena independente em todo o território nacional. Vim de 2008 à 2010, ano em que a cobertura deu um grande salto, tornando-se notável.

Passamos pelo estilo próprio que o E-Colab criou, principalmente em Bauru. Como exemplos, entre outros, utilizei o vídeo resumo do Cacoffonia, o texto "Barulhos e Bagulhos na Seletiva do Grito Rock",  do Bruno Ferraria, pra instigar uma discussão e também o texto Noite Desconexa, da Laís Semis.

Por fim, elaboramos a proposta de cobertura do Festival conjuntamente, com todos opinando. Acho que foi o fator mais interessante desta cobertura/oficina. Pois geralmente chegamos com propostas prontas, há poucas sugestões e realizamos o trabalho. Desta vez, sobretudo pro audiovisual - e pensando na equipe reduzida, na estética e etc - tiramos boas ideias norteadoras.

Um comentário:

  1. Bacana Ruiz!!!

    Muito bom saber dessa tua experiência e que rendeu um bom trabalho!

    ;)

    ResponderExcluir